SSAB pretende eliminar totalmente o uso de combustíveis fósseis na fabricação de aços até 2045

Por Conexão Mineral 25/04/2019 - 12:12 hs
Foto: SSAB
SSAB pretende eliminar totalmente o uso de combustíveis fósseis na fabricação de aços até 2045
Projeto piloto Hybrit aposta no uso do gás hidrogênio

A SSAB, empresa sueca focada na produção de aços de alta resistência, planeja ser a primeira usina siderúrgica a eliminar a emissão de dióxido de carbono lançado na atmosfera por meio do projeto piloto Hybrit, que deverá ficar pronto até 2045. A tecnologia a ser desenvolvida substitui a produção de aço feita atualmente por meio de alto-forno, que utiliza carvão e coque, por um processo baseado em gás hidrogênio. 

De acordo com Lisandro Peliciolli, gerente geral de Vendas da SSAB América do Sul – Atlântico, o projeto sem o uso de combustíveis fósseis deve minimizar os impactos ambientais. Atualmente, estima-se que aproximadamente 7% de todo dióxido de carbono lançado na atmosfera é produzido pelas siderúrgicas, devido à dependência dos combustíveis fósseis como matéria-prima, especialmente o carvão mineral. 

“Antes mesmo da conclusão do projeto Hybrit, até 2025, a SSAB tem o objetivo de diminuir em 25% a emissão de CO2 através da conversão do alto forno de Oxelosund, Suécia, para um forno de arco elétrico”, destaca Peliciolli.  

Segundo ele, os benefícios da utilização de aços de alta resistência contribuem significativamente para a redução de emissões de CO2 para o meio ambiente, como a redução de peso e aumento da vida útil dos produtos, além de maior economia de combustível. “Os caminhos para um planeta movido por energias limpas, despoluído e sustentável já estão traçados: a siderúrgica está no caminho certo para um desenvolvimento sustentável”, finaliza.